Páginas

Cá entre nós


Terça-feira, dia chovoso aqui em Bh, bom para ficar em casa, né? Hoje é dia de “Cá entre nós” e com 3 dias de blog já temos email de leitora. Maravilha!



“Oi Mari, me chamo Bruna*, tenho 17 anos e moro no interior de Minas Gerais. Estou no terceiro ano e ainda não sei o que fazer da vida. Minha família inteira cobra demais de mim. Todos querem que eu faça Medicina e eu odeio Biologia. Eu não sei do que eu gosto, não me vejo fazendo nada. Estou totalmente perdida. Namoro a distância via internet, ele mora no Rio de Janeiro. Queria conseguir passar na Federal de lá para ficarmos perto, mas meus pais não aceitam que eu saia de casa. Estamos namorando assim há dois anos, as vezes temos confusões, ciúmes, mas tem dado certo. Já nos encontramos, ele vem aqui na minha casa nas férias, mas minha família não agrada muito dele. Pensei até em fazer Medicina, me esforçar para passar na federal do Rio e assim, quem sabe, eles poderão deixar. O que eu faço? Me ajuda? Adorei o seu blog, tá de parabéns, você e a Taci.” *Nome fictício para preservar a identidade da leitora.

Oi Bru, obrigada por entrar em contato com a gente! Saiba que estamos sempre disponíveis para o que vocês precisarem.

Bom, vamos então a sua história. Confesso que já passei por isso também quando estava no Ensino Médio. Essa fase de transição é bem difícil para todos nós, somos cobrados o tempo todo, sempre estão com aquela pergunta na ponta da língua: “E aí? O que você vai querer ser?”.

Acho que somos novos demais para tomar uma decisão desse tipo. Agora é hora de cometer erros, de aprender, de começar de novo. Pegar o ônibus errado, conhecer lugares e pessoas novas, fazer amizades com pessoas que você nunca imaginava que poderiam ser tão legais. Apaixonar! E muito! Apaixonar pela vida, pela Lua, pelo espetáculo maravilhoso que o Sol faz todos os dias de manhã. Dançar de acordo com a música, viver um dia de cada vez e com calma.

Comece a analisar as matérias que você tem mais afinidade, aquela que quando o professor entra na sala e você fica feliz da vida. Procure na internet profissões ligadas a sua matéria. (Não sei se já conhece, mas dá uma olhada nesse teste vocacional http://testevocacional.guiadoestudante.abril.com.br/, costuma ajudar.)

Você tem que escolher um curso que goste, porque de nada adianta você começar uma carreira que não te traga alegria e satisfação. Por mais que seja uma profissão que não tenha uma remuneração excelente, que não seja o que seus pais querem, você vai estar feliz, irá fazer bem feito e tem grandes chances de crescer profissionalmente. E, pode ter certeza que só deles te verem feliz e realizada, vão aceitar sua decisão!

Sobre seu relacionamento, eu entendo perfeitamente o que você está passando. Uma dica que eu te dou: se você acha que vale a pena, corre atrás. Se você gosta dele mesmo, vê futuro nessa relação e está disposta a ficar longe, não desiste. Tenta entender o motivo que levou seus pais a não gostarem dele e, caso eles estejam errados, mostre isso a eles. Vá com calma, procura conversar numa boa, sem confusões. Abra seu coração, diga o quanto ele é importante para você e sua vida. Se for necessário, chame seu namorado e converse junto com ele. Funciona, viu? Te garanto!

Quem sabe depois de uma conversa tranquila, depois de colocar os pontos nos “is” eles aceitem que você more fora? Mas não vá morar longe de casa se for para fazer um curso que você não goste.  Você já vai estar longe, sem o aconchego do seu quarto, sem a presença dos seus pais, amigos e vai fazer uma coisa que não gosta? Bom, na minha opinião, não vale a pena.

Beijos. 



6 comentários:

  1. eii meninas do jardim secreto td blz? :D
    eu tb ando mto estressada por estar em epoca de vestibular!! Quero fazer engenharia mas to com MTO medo de nao passar :( estudo muito tds os dias e morro de medo disso ser em vao? Vc Mari, e a Taci tb ja estudam em faculdade? se sim, vcs estudaram mto pra passar ou nao? q curso vcs fazem??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sarah, tudo bem?
      Nós também estamos uma pilha de nervos!!:( Agente ta dando duro para conseguir a tão sonhada vaga na federal (aki em casa o povo me mata se nao passar)quero muito cursar Medicina Veterinária e o pessoal aqui meio que não é muito a favor. Meu pai queria que eu fizesse engenharia e minha mae administração duas coisas nada a ver comigo. Olha eles reclamam comigo o tempo que eu gasto dormindo que eu deveria estar estudando, mas e assim mesmo, tem que ter muito esforço estudar muito para conseguir isso, mas tenho certeza que agente passa. esforço garota sua recompensa vem em fevereiro ai tras mais estudos com ela!
      ah nao some do blog hein adoramos vc aki.
      bjinhos Taci Melo

      Excluir
    2. Ei Sarah, tudo bem e você? Essa época de vestibular é estressante demais, sem falar no tanto que ficamos ansiosas, né? Não tenha medo de não passar, com muita dedicação e esforço você consegue sim. Acredite em você e em todo seu potencial, você é capaz! Não deixe de estudar nenhum dia, porque na frente irá te fazer muita falta, viu? Por mais que bata aquela vontade de ficar uns dias sem estudar, algumas horas, temos que ser mais forte e visualizar nosso nome na lista de aprovados \o/ E se no último caso não conseguir, não fique triste e não desista de forma alguma. Por mais que tenha dedicado, estudado muito, não foi em vão. Estudos nunca são em vão. Uma hora vai dar certo. É aquele ditado “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.” Eu ainda não passei na faculdade, tentei só uma vez, estou indo pra segunda. Quero arquitetura na federal, vamos ver o que vai dar. Tenho me esforçado muito para conseguir realizar meu sonho. Beijos e sinta-se a vontade para entrar em contato conosco pelo email: jardimsecreto.contact@gmail.com
      Estamos respondendo todos. Beijinhos e volte sempre! Mari

      Excluir
    3. Vlw pelas respostas =D!
      Eu voltei pra casa agora, estudando desde as 7 da manha xD É mto estressante, mas espero q valha a pena, pq engenharia é o meu sonho desde pequena!! Taci acho medicina veterinaria mto lgl, mas com certeza nao tenho sangue pra ver animaizinhos morrendo T_T acho q vc deve seguir msm o seu sonho, e nao o dos seus pais! os meus pais nao cobram mto de mim, eu mesma q cobro, pq quero mtoo passar, é a primeira vez q faço vestibular :) Mari arquitetura é mto bacana, espero q vcs consigam passar e q o esforço valha a pena ^^

      Excluir
    4. Vlw pelas respostas =D!
      Eu voltei pra casa agora, estudando desde as 7 da manha xD É mto estressante, mas espero q valha a pena, pq engenharia é o meu sonho desde pequena!! Taci acho medicina veterinaria mto lgl, mas com certeza nao tenho sangue pra ver animaizinhos morrendo T_T acho q vc deve seguir msm o seu sonho, e nao o dos seus pais! os meus pais nao cobram mto de mim, eu mesma q cobro, pq quero mtoo passar, é a primeira vez q faço vestibular :) Mari arquitetura é mto bacana, espero q vcs consigam passar e q o esforço valha a pena ^^

      Excluir
  2. Olá meninas!!
    Essa fase realmente é muito turbulenta, mas é necessário passarmos por isso para amadurecermos e vivermos de forma saudável e muito feliz. Quando a Mari fala para a Bruna sobre a importância da escolha de uma profissão que traga satisfação pessoal é uma grande verdade. Procure saber se seus pais tinham o sonho de serem médicos ou se eles são qual a influência da opinião deles em sua vida. Lembre-se sempre que os pais, mesmo quando erram, erram por amar demais, então não critique, procure entendê-los, isso trará a vocês um relacionamento melhor. Acredito que um psicólogo nesse momento irá auxiliá-la nessas decisões, pois ele mostrará a você pontos que talvez não percebeu. Sem falar que você terá um momento só pra você, conversando com um profissional que irá orientar da melhor forma possível. Precisamos aprender a viver com pressão, mas sem deixar que nos atrapalhe. Tenham calma, isso também vai passar!! Espero que tenha ajudado. Beijos e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir